Importância de discutir sobre habilidades socioemocionais no conselho de administração
0A cada momento, surgem novas demandas em governança corporativa, sobretudo, no pilar do conselho de administração (CA). O CA é o órgão responsável por concentrar as principais deliberações referentes à gestão do negócio.
Planejamento estratégico e a tomada de decisões em uma organização, por exemplo, podem se tornar muito mais eficazes quando há o apoio de um órgão sólido no negócio, com foco em priorizar o seu desenvolvimento.
Com experiência de mais de 35 anos no mundo empresarial e desde 2015 à frente da MORCONE Consultoria Empresarial, hoje nesse artigo pretendo esclarecer questões em torno do desenvolvimento continuado no conselho de administração.
Desenvolvimento continuado no Conselho de Administração – Entenda
Por muito tempo nas organizações, a agenda girava em torno de assuntos técnicos sobre o cotidiano da empresa, mas com o passar dos anos, as necessidades foram passando por transformações, assim, a agenda também mudou.
Hoje, uma das principais necessidades, é a criação de uma agenda de desenvolvimento que trate além dos assuntos técnicos. O que se espera das reuniões do CA é uma atenção maior a questões comportamentais que envolvem o cotidiano das empresas.
Dentre as pautas que devem compor a agenda com foco no desenvolvimento continuado no conselho de administração, está o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
Desenvolvimento de habilidades socioemocionais
Tem se falado cada vez mais nas habilidades socioemocionais, que contemplam:
-
Capacidade de lidar com as próprias emoções;
-
Autoconhecimento;
-
Capacidade de bom relacionamento com pessoas;
-
Colaboração;
-
Capacidade de mediar conflitos;
-
Condições de solucionar problemas.